PRODUÇÕES

quarta-feira, 11 de março de 2009

Panspermia

A panspermia é a hipótese segundo a qual as sementes de vida são prevalentes em todo o Universo e que a vida na Terra começou quando uma dessas sementes aqui chegou, tendo-se propagado. A panspermia tanto poderá ser interestelar ou interplanetária. Não existe ainda nenhuma evidência forte quer para contestar essa teoria quer para a suportar.

No passado se acreditava que a vida na Terra teria começado a partir de uma matéria não viva, esse processo tem o nome de abiogênese. Stanley Milller e Harold Urey químicos da década de 50, conseguiram criar aminoácidos e outras moléculas importantes para a vida a partir de compostos simples que existiam na terra primitiva. Porém alguns cientistas acreditavam na possibilidade de a vida ter vindo de outros planetas, como, por exemplo, Lord Kelvin, Svantes Arrhenius e Francis Crick.


Ao longo da última década os cientistas vem estudando a possibilidade da panspermia. Seria um pouco difícil de acreditar, embora muito intrigante, como a suposta vida poderia sobreviver às condições que o espaço exerce? Como, por exemplo, aos raios ultravioleta, raios gama, o vácuo do espaço, as temperaturas muito altas, ao tempo de exposição ao Universo e tantos outros fatores prejudiciais? E como ela seria transportada?

Pesquisadores encontraram meteoritos na Terra de origem marciana, esses meteoritos são expelidos todos os anos de Marte, alguns bem pequenos e outros muito grandes, os menores fazem uma trajetória muito rápida, os maiores podem demorar milhões de anos para chegar aqui. Entretanto, poderia ter vindo num desses meteoritos algum micróbio resistente que agüentasse a pressão atmosférica, o tempo no espaço e toda trajetória até chegar na Terra. Poderia ter vindo um organismo como a Deinococcus radiodurans que é considerado o organismo mais resistente à radiação em todo o mundo. Contudo, Esses organismos são geneticamente e bioquimicamente muito semelhantes às outras formas de vida terrestres, levando a uma discussão quanto a sua origem extraterrestre.

São inúmeros os compostos orgânicos, ou seja, à base do elemento carbono, que já foram detectados em cometas, em certos meteoritos e no espaço, como por exemplo, em nebulosas. Esses dados são de extrema importância devido ao fato de todas as formas de vida da Terra serem compostas de carbono, desde um simples vírus até o ser humano.

A formulação em bases científicas da origem extraterrestre é antiga - em 1903, o químico sueco Svante Arrhenius (1859-1927) propôs a sua teoria da Panspermia, que sustenta que a vida teria origem extraterrestre, onde esporos microbianos teriam sido trazidos a Terra a bordo de meteoritos e cometas, semeando a vida no planeta.

Análise de alguns meteoritos carbonáceos revelou a presença de aminoácidos, como por exemplo, o meteorito Murchison (J.C Ronin- Univ. Arizona) onde foram detectados 74 diferentes aminoácidos e dezenas de outros compostos orgânicos, revelando que há mais diversidade orgânica de aminoácidos em meteoritos do que na própria vida na Terra.

Extraído e resumido do site http://pt.wikipedia.org/wiki/Panspermia

Marcadores:

2 Comentários:

Às 13 de março de 2009 às 12:07 , Blogger Colégio Pedro II - Turma 1303 disse...

Professora como eu também tenho um blog eu vou acompanhar o seu. Ok.

 
Às 15 de março de 2009 às 18:36 , Blogger PRODUÇÕES disse...

Podem acompanhar, em problemas.

 

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial