PRODUÇÕES

quarta-feira, 25 de março de 2009

HIPÓTESE ENDOSSIMBIÓTICA

Os cientistas acreditam que tanto mitocondrias como plastos descendem de bactérias primitivas que, em um passado distante, associaram-se às primitivas células eucarióticas.
Diversas evidências dão sustentação à hipótese da origem endossimbiótica da célula; por exemplo, as mitocôndrias e os plastos possuem seu próprio DNA, sintetizam algumas de suas próprias proteínas e são capazes de se autoduplicar.
Acredita-se que os ancestrais diretos das mitocôndrias foram organismos procarióticos de um grupo conhecido como bactérias púrpuras, que se instalaram nas primitivas células eucarióticas entre, provavelmente, 2 e 1,9 bilhões de anos. Os ancestrais dos plastos, por sua vez, seriam bactérias fotossintetizantes e se instalaram pouco tempo depois. As células eucarióticas portadores apenas de mitocôndrias originaram os protozoários, os fungos e os animais. As algas e as plantas evoluíram a partir das células portadoras tanto das mitocôndrias quanto de plastos.
Os defensores dessa teoria acreditam que o complexo de microtúbulos, que dá sustentação às células e é responsável pelos movimentos que elas realizam, teve origem endossimbiótica também.
retirado e resumido do Livro Biologia das Células, Amabis e Martho, 2a. edição

Marcadores:

1 Comentários:

Às 8 de maio de 2009 às 21:45 , Blogger Unknown disse...

Posta mais professora a matéria é bem interessante.

 

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial